A bipolaridade ou transtorno bipolar, se caracteriza pela alteração de humor repentina em indivíduos. Episódios esses chamados de mania, que podem levar desde euforia e autoestima elevadas, até depressão e completo desânimo com a vida.
Estudos realizados pelo Departamento de Bioquímica da UFRGS, mostram que sem o tratamento adequado, o indivíduo com bipolaridade acaba sofrendo com alterações neurológicas graves.
Conforme a doença evolui, a degeneração das conexões nervosas entre os neurônios aumenta. A longo prazo a doença pode inibir o crescimento neuronal por conta das alterações inflamatórias no sangue.
Conforme a doença se agrava, os intervalos entre episódios de mania e depressão são cada vez menores, é possível observar também uma redução da substância branca do cérebro, responsável por fazer as conexões entre os neurônios.
O Transtorno, portanto, compromete inicialmente conexões nervosas, e ao longo da doença, há perda de células e atrofia de regiões específicas do cérebro. Sendo necessário o diagnóstico e tratamento o quanto antes!
A bipolaridade é um problema que muitas vezes observamos ser banalizada pelas pessoas com comentários do tipo “sou bipolar mesmo” ou “é normal eu mudar de humor”.
É um problema sério que pode levar a consequências graves em nossas atividades diárias.
Por isso, a melhor forma de prevenção é procurar especialistas para realizar um acompanhamento psicológico adequado. Sempre priorizando a individualidade de cada paciente!
Precisa de ajuda? Entre em contato comigo!
Artigos relacionados:
- Como o cérebro evolui?
- Faça isso para manter a saúde da sua mente
- 7 fatos curiosos sobre o cérebro humano
- Faça isso para ter uma ótima noite de sono
- 4 cuidados essenciais para evitar o envelhecimento do cérebro 26/07 – Dia dos Avós
- Como a música pode ajudar no tratamento de doenças?
- Introvertido X Extrovertido – cérebros que funcionam de formas diferentes
- O que acontece no cérebro de uma pessoa com TDAH? – 13/07 Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
- Você joga wordle?
- O que o diabetes provoca ao cérebro?