Enraizar o fato de que a depressão é uma doença ajuda no combate e na motivação para que os pacientes a procurem a ajuda adequada.
Depressão não é falta de vontade, é um distúrbio que mexe com algo muito profundo no funcionamento do nosso cérebro!
O cérebro de uma pessoa deprimida funciona de maneira diferente de quem não tem a doença. A depressão é comprovadamente uma patologia gerada por alterações bioquímicas no cérebro!
Por isso, enquanto podemos sim, ter dias mais tristes do que outros, conseguimos sair da sensação de melancolia, o cérebro consegue modular a emoção negativa e nos permitir a continuar nossas atividades diárias.
No cérebro do deprimido isso não ocorre. Explica-se que devido a alterações nos neurotransmissores da região provenientes das sensações negativas, o deprimido não consegue se “desligar” das emoções ruins.
Essas regiões responsáveis pelas emoções negativas são importantes, pois usam muitos neurotransmissores, substâncias produzidas pelos neurônios para enviar informações para outras células.
Quando ocorre um desequilíbrio na serotonina e noradrenalina, a doença se instala.
Ainda não existe uma explicação para o porquê desses neurotransmissores de se desregularem gerando a doença. É possível atribuir a diferentes fatores, como: situações traumáticas, estresse e até causas genéticas.
Tem depressão e precisa de ajuda? Entre em contato comigo!
Artigos relacionados:
- Como o cérebro evolui?
- Faça isso para manter a saúde da sua mente
- 7 fatos curiosos sobre o cérebro humano
- Faça isso para ter uma ótima noite de sono
- 4 cuidados essenciais para evitar o envelhecimento do cérebro 26/07 – Dia dos Avós
- Como a música pode ajudar no tratamento de doenças?
- Introvertido X Extrovertido – cérebros que funcionam de formas diferentes
- O que acontece no cérebro de uma pessoa com TDAH? – 13/07 Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
- Você joga wordle?
- O que o diabetes provoca ao cérebro?