Se você acredita que para envelhecer com saúde e segurança, basta trabalhar sobre os seus músculos e aparência, engana-se completamente.
O cérebro merece sua atenção também! Portanto, se liga nessas dicas para manter sua saúde mental em dia!
Pratique exercícios: atividade física (qualquer uma) é boa para o corpo e para o cérebro. A prática libera substâncias químicas cerebrais que aumentam o humor, diminuem a produção do hormônio do estresse e ainda dão uma ajuda na regulação do sono.
Estimule a mente: o ideal é se engajar em jogos e atividades que mexam com raciocínio, resolução de problemas e aquisição de novos conhecimentos. Aprender sempre deve ser o lema! Cursos de idiomas, aulas de culinária, um novo hobby ou ler um livro que é muito diferente dos temas que você está acostumado, são ações que vão estimular a mente.
Descanse: o sono é importante não só pelo descanso, mas por ser um processo de restauração do nosso sistema interno. Uma boa noite de sono (e de sono profundo), de pelo menos sete horas, é importante para a consolidação da memória.
Conecte-se com os outros: os relacionamentos sociais são um importante pilar para a construção de uma longevidade ativa e saudável. Essas relações ajudam a aumentar a neuroplasticidade do cérebro ou a capacidade do órgão mudar, melhorar e preservar suas habilidades cognitivas.
Agende sua consulta!
Artigos relacionados:
- Como o cérebro evolui?
- Faça isso para manter a saúde da sua mente
- 7 fatos curiosos sobre o cérebro humano
- Faça isso para ter uma ótima noite de sono
- 4 cuidados essenciais para evitar o envelhecimento do cérebro 26/07 – Dia dos Avós
- Como a música pode ajudar no tratamento de doenças?
- Introvertido X Extrovertido – cérebros que funcionam de formas diferentes
- O que acontece no cérebro de uma pessoa com TDAH? – 13/07 Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
- Você joga wordle?
- O que o diabetes provoca ao cérebro?