Ainda atualmente, não existe um consenso sobre as causas do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), porém, vários estudos realizados por especialistas mostram como funciona o cérebro desses pacientes.
Em pesquisas recentes, foi possível notar uma redução de volume e funcionamento da substância branca e cinzenta do cérebro, relacionada com funções de atenção, planejamento cognitivo, processamento e comportamento.
O papel do córtex pré-frontal foi observado como de muita importância, devido a sua interconexão com outras regiões, como núcleos caudados e o cerebelo, envolvidos na regulação da atenção e do comportamento.
A fisiologia do transtorno ao longo dos anos vem sendo refinada, mas a variedade de patologias dificulta o diagnóstico. Por isso, a melhor recomendação é uma ação em conjunto a diferentes especialidades e metodologias para garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo.
Conhece alguém que tenha TDAH? Então compartilhe o post!
Artigos relacionados:
- Como o cérebro evolui?
- Faça isso para manter a saúde da sua mente
- 7 fatos curiosos sobre o cérebro humano
- Faça isso para ter uma ótima noite de sono
- 4 cuidados essenciais para evitar o envelhecimento do cérebro 26/07 – Dia dos Avós
- Como a música pode ajudar no tratamento de doenças?
- Introvertido X Extrovertido – cérebros que funcionam de formas diferentes
- O que acontece no cérebro de uma pessoa com TDAH? – 13/07 Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
- Você joga wordle?
- O que o diabetes provoca ao cérebro?