O transtorno do espectro autista é um distúrbio que necessita de acompanhamento para a vida toda, quando diagnosticado logo no início, oferece boas chances do indivíduo crescer e obter uma vida mais independente.
Para atingir esse objetivo, existem 5 formas de terapia para auxiliar no bem-estar e desenvolvimento do autista, confira quais são:
1.Psicoterapia: a abordagem mais indicada no tratamento para autismo é a Análise do Comportamento Aplicada. O objetivo é estimular a interação social, comunicação, incentivar o aprendizado da leitura e reduzir comportamentos agressivos e estereotipias.
2.Fonoaudiologia: crianças com autismo geralmente têm dificuldades na comunicação, ainda que o grau varie de caso a caso. A fonoaudiologia ajuda no desenvolvimento da linguagem, avaliando os recursos que cada criança tem e os que precisa desenvolver.
3.Fisioterapia: no tratamento, ações básicas como andar, rolar e se movimentar serão trabalhadas na medida que a criança desenvolve a coordenação motora e a força muscular.
4.Terapia ocupacional: o tratamento promove a construção de habilidades de higiene, cuidado pessoal, leitura, escrita, apoia o desenvolvimento da coordenação motora fina, estimula a coordenação motora ampla e a consciência corporal.
5.Pedagogia: o papel dos professores e pedagogos no tratamento para autismo ajuda na construção de sua identidade através do processo de aprendizagem. Em sala de aula, crianças com autismo precisam de programas que considerem suas dificuldades, assim como suas habilidades.
Deseja obter mais informações sobre o tratamento do autismo? Entre em contato comigo e agende sua consulta!
Artigos relacionados:
- Como o cérebro evolui?
- Faça isso para manter a saúde da sua mente
- 7 fatos curiosos sobre o cérebro humano
- Faça isso para ter uma ótima noite de sono
- 4 cuidados essenciais para evitar o envelhecimento do cérebro 26/07 – Dia dos Avós
- Como a música pode ajudar no tratamento de doenças?
- Introvertido X Extrovertido – cérebros que funcionam de formas diferentes
- O que acontece no cérebro de uma pessoa com TDAH? – 13/07 Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
- Você joga wordle?
- O que o diabetes provoca ao cérebro?