O cérebro é um órgão em constante evolução e atividade durante a vida toda de um indivíduo. Através de seu processo natural adicionamos camadas em seu amadurecimento.
Nesse decorrer, há regiões que se desenvolvem mais rapidamente (funções primárias), e outras mais lentamente (corticais). É possível notar essa evolução observando as características de comportamento em cada fase da vida, como as seguintes:
Tamanho e peso
Primeiramente temos a diferença de tamanho e peso do órgão. Na fase uterina, até os 9 meses de vida, o cérebro tem um peso de 400g. A partir dos 4 anos passa a ter 1.200g, faltando apenas 200g para atingir o seu tamanho adulto (1.400 g).
Áreas corticais
Na adolescência há um aumento de massa cinzenta, influenciando no desenvolvimento de regiões ligadas a funções primárias, como sensoriais e motoras, e também áreas corticais de associação, importantes para as funções cognitivas e comportamentais.
Amadurecimento
As áreas corticais levam mais tempo para se desenvolverem e, como dito anteriormente, possibilitam um melhor controle do raciocínio, além de proporcionar planejamento das ações e autocontrole.
Amadurecimento é atingido somente na idade adulta. Sendo assim, se torna uma das principais diferenças, bastando apenas comparar o comportamento de adultos e crianças.
Para mais informações agende sua consulta!
Artigos relacionados:
- Como o cérebro evolui?
- Faça isso para manter a saúde da sua mente
- 7 fatos curiosos sobre o cérebro humano
- Faça isso para ter uma ótima noite de sono
- 4 cuidados essenciais para evitar o envelhecimento do cérebro 26/07 – Dia dos Avós
- Como a música pode ajudar no tratamento de doenças?
- Introvertido X Extrovertido – cérebros que funcionam de formas diferentes
- O que acontece no cérebro de uma pessoa com TDAH? – 13/07 Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
- Você joga wordle?
- O que o diabetes provoca ao cérebro?