O consumo de alimentos pouco ou nada nutritivos leva crianças e adultos ao desenvolvimento de obesidade e, por consequência, à varias outras doenças associadas ao alto nível de gordura corporal.
Contudo, além dos problemas cardíacos, de mobilidade, ósseos e do funcionamento de tantos órgãos a obesidade pode prejudicar o funcionamento e o desenvolvimento do cérebro…
Pesquisas recentes demonstraram que diante do estado obeso o cérebro reduz a ação de uma proteína importante chamada reelina. Esta proteína está ligada à intensidade das nossas sinapses e a comunicação entre os neurônios.
A parte do cérebro afetada é o córtex pré-frontal. Isto quer dizer que algumas ações complexas acabam sendo prejudicadas, como a resolução de problemas e a tomada de decisões, tendo efeito direto sobre a expressão da personalidade e dos comportamentos sociais.
Por não estar totalmente desenvolvido na adolescência torna-se uma região sensível à situações negativas envolvendo estresse, traumas e abuso de drogas. Por isso, todo cuidado é pouco…
Tem dúvida sobre o assunto? Agende uma consulta aqui pelo site!
Artigos relacionados:
- Como o cérebro evolui?
- Faça isso para manter a saúde da sua mente
- 7 fatos curiosos sobre o cérebro humano
- Faça isso para ter uma ótima noite de sono
- 4 cuidados essenciais para evitar o envelhecimento do cérebro 26/07 – Dia dos Avós
- Como a música pode ajudar no tratamento de doenças?
- Introvertido X Extrovertido – cérebros que funcionam de formas diferentes
- O que acontece no cérebro de uma pessoa com TDAH? – 13/07 Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
- Você joga wordle?
- O que o diabetes provoca ao cérebro?