Nosso cérebro é um órgão que se desenvolve de acordo com experiência e contato com tudo que está ao seu redor. Por isso, ele se torna suscetível a qualquer mudança de hábito, seja ele positivo ou nocivo. Entenda mais sobre 6 dos hábitos mais perigosos à saúde do cérebro:
Consumir muito açúcar: altos níveis de açúcar prejudicam capacidades cognitivas como memória e aprendizado, além de interromper a sinalização da insulina.
Manter-se ansioso: a ansiedade leva a níveis graves de estresse que podem prejudicar as artérias, diminuindo a capacidade cerebral e dificultando nossas tomadas de decisões durante nossas atividades.
Dormir pouco: o cérebro precisa de descanso, por isso, dormir em um ambiente rodeado de estresse, barulho, iluminação e estímulos pode causar o envelhecimento precoce.
Não fazer exercício físico regular: exercícios físicos auxiliam na oxigenação do cérebro, melhorando nossa capacidade cerebral, além de estimular a produção de hormônios ligados ao bem-estar físico e mental.
Não estimular pensamentos: desafiar o cérebro é a melhor maneira de treiná-lo e evitar lesões cerebrais, ou seja, a degeneração do cérebro.
Falar raramente: a fala melhora a eficiência do cérebro porque trabalha a atenção, aprendizado e capacidade motora e de memória.
Precisa de ajuda? Agende sua consulta!
Artigos relacionados:
- Como o cérebro evolui?
- Faça isso para manter a saúde da sua mente
- 7 fatos curiosos sobre o cérebro humano
- Faça isso para ter uma ótima noite de sono
- 4 cuidados essenciais para evitar o envelhecimento do cérebro 26/07 – Dia dos Avós
- Como a música pode ajudar no tratamento de doenças?
- Introvertido X Extrovertido – cérebros que funcionam de formas diferentes
- O que acontece no cérebro de uma pessoa com TDAH? – 13/07 Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
- Você joga wordle?
- O que o diabetes provoca ao cérebro?