Com a idade mais avançada é normal que certas limitações comecem a surgir no dia a dia. Entretanto, é possível retardar o processo de envelhecimento do nosso cérebro de maneira a prevenir o desenvolvimento de doenças neurológicas e oferecer mais qualidade de vida.
Confira algumas dicas que separei nesse post!
1.Fazer atividades físicas: além de melhorar a irrigação sanguínea e a oxigenação do cérebro, atividades físicas modulam os níveis de neurotransmissores ligados ao bem-estar e humor. Treinar também estimula a formação de novos neurônios no hipocampo, região cerebral responsável pela memória e o aprendizado.
2.Manter boas conexões sociais: indivíduos mais velhos tendem a se sentir mais solitários, podendo elevar o nível de inflamação e hormônios do estresse e aumentar o risco de doença cardíaca e demência. Por isso, é ideal cultivar uma rede de relações saudáveis ao longo da vida.
3.Aprender sempre: mesmo terminando a educação formal o cérebro continua se moldando pelas nossas experiências até o fim da vida. Quanto maior a diversidade de estímulos, mais leves se tornam os processos cognitivos. Ou seja, não devemos nunca parar de aprender.
4.Dormir bem: enquanto dormimos o sistema glinfático realiza uma limpeza de toxinas e impurezas no cérebro, entre elas, as placas de beta-amiloide, proteína associada com o Alzheimer.
Hábitos simples que podem ser facilmente acrescentados a nossa rotina e previnem diversos problemas conforme envelhecemos.
Para mais informações agende sua consulta!
Artigos relacionados:
- Como o cérebro evolui?
- Faça isso para manter a saúde da sua mente
- 7 fatos curiosos sobre o cérebro humano
- Faça isso para ter uma ótima noite de sono
- 4 cuidados essenciais para evitar o envelhecimento do cérebro 26/07 – Dia dos Avós
- Como a música pode ajudar no tratamento de doenças?
- Introvertido X Extrovertido – cérebros que funcionam de formas diferentes
- O que acontece no cérebro de uma pessoa com TDAH? – 13/07 Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
- Você joga wordle?
- O que o diabetes provoca ao cérebro?